top of page

“ A  Depressão”

Vontade: para todo mal, a cura                 

            A depressão é um transtorno emocional que altera o ânimo, a energia, a motivação para viver. O indivíduo busca o isolamento, transformando qualquer tipo de atividade, inclusive as tarefas do dia a dia, num verdadeiro pesadelo.

 

            Um erro muito comum no diagnóstico da depressão é confundi-la com o estado de tristeza. Ambas são emoções diferentes. A tristeza, geralmente,  tem uma causa definida e duração limitada. Pode surgir em função da ausência de um ente querido, um problema pessoal, familiar, profissional; enfim, uma decepção: questões estas que se apresentam de forma mais concretas, perceptíveis. Importante também ressaltar aquelas que brotam do nosso inconsciente, já que este é atemporal e não podemos mensurar todos os episódios traumáticos.

 

            A depressão é um estado emocional que sugere alteração de humor, suscetível a reações antagônicas como melancolia, euforia; passividade, agressividade; irritação, apatia; insônia, sonolência; etc. A interpretação da realidade apresenta-se distorcida, isto é, o mundo não representa mais um espaço portador de sentido, mas sim um imenso vazio, desprovido de motivação e razões para viver. 

 

            A busca pelo tratamento demanda uma temporalidade, de acordo com a necessidade individual e, não sendo pesquisada adequadamente, pode repercutir de forma prejudicial. O processo pode englobar, se necessário, auxílio medicamentoso. Porém, o imprescindível deve ser o desejo de conhecer-se. A vontade. A transformação, movida pela vontade.

 

 

Marcelo Pitanga Miguel

“  Viver deveria ser – do último pensamento ao derradeiro olhar – transformar-se”

bottom of page